Carne Nunca Mais
Pé-na-porta contra os robozinhos do sistema

Grupos pró-veganismo marcam presença na SANS 2010

Foto: RSantini
SANS 2010

por Marcio de Almeida Bueno, jornaliasta

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul foi uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, estabelecido pela FAO/ONU, com tema ‘Unidos Contra a Fome’. Após diversos dias de atividades, o encerramento ocorreu no domingo, 17, com instalação da Praça de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, junto ao Brique da Redenção, maior ponto de fluxo popular aos domingos em Porto Alegre. Durante todo o dia, entidades como Emater, Embrapa, Conselho Regional de Nutrição, Instituto de Cardiologia, Banco de Aleitamento Materno e outros tiveram stands para atendimento à população.

Foto: RSantini
SANS

Representando o veganismo, se fez presente a dobradinha ProVegan e Vanguarda Abolicionista, com apoio da Vegan Staff, Casa Verde e independentes. O espaço promoveu farta distribuição de material educativo e de conscientização, e em alguns momentos havia tumulto junto às mesas, pelo interesse que desperatava no público freqüentador da Redenção.

Foto: Marcio de Almeida Bueno
semana alimentação

Aproveitando o trânsito constante, os ativistas realizaram uma série de ações ao longo do dia. Além do atendimento ao público, interessado ou curioso pela proposta de posicionamento ético em relação aos animais, houve recolhimento de assinaturas contra a vinda de girafas para o Zoológico de Sapucaia, pelo movimento Lugar de Animal.

Foto: Marcio de Almeida Bueno
feira da alimentação

Uma das vacas da Cow Parade, usando nariz de palhaço, estava instalada próximo aos stands, e parte do grupo posou para fotos junto à estatua, portando dois banners, atraindo a atenção dos passantes.

Foto: RSantini
cow parade

No local ocorria um tradicional bandeiraço de partidios políticos, e novamente foi flagrada a exploração de animais não-humanos para fins eleitoreiros. O magrelo pônei Rochinha era usado como porta-cartaz de propaganda para um dos candidatos à Presidência da República. “Podem footografar e botar na Internet”, sorria o orgulhoso dono.

Foto: Marcio de Almeida Bueno
exploração animal

O stand recebeu a visita do ciclista vegano Klaus Volkmann, que já havia contatado com a VAL via site. Sua bicicleta reclinada feita de bambu atraiu ainda mais gente para o espaço do veganismo na praça, que naquele momento já ocupava a banca do lado, tal o movimento verificado.

Foto: RSantini
feira da alimentação

No outro extremo do parque, uma rádio local promovia shows, e por lá circularam alguns dos ativistas, distribuindo impressos e conversando com as pessoas, muitas acompanhadas de animais de estimação.

Foto: RSantini
feira segurança alimentar

A organização do evento fez questão de agradecer a presença da Vanguarda na feira, pelo segundo ano consecutivo, já convidando para as atiividades de 2011. A data terminou em clima de confraternização, com distribuição de nêga maluca vegana oferecida pelo restaurate Casa Verde. “…Mas não tem leite?!”, perguntou um incrédulo.

Foto: RSantini
nega maluca vegana

Fonte: Vanguarda Abolicionista

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: